terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Verbo: Cozinhar


O gosto pela culinária acompanha-me desde bem cedo.
Lembro-me de, bem pequena, nas férias, puxar um banco para junto do fogão e ficar a ver a minha avó cozinhar. Pedia que me ensinasse e que me deixasse fazer algumas coisas: pôr os temperos, mexer, juntar mais água, sempre com a sua supervisão. Aliado a este gosto, também fui sempre um bom garfo. Gosto de comer, gosto de saborear e experimentar (embora haja algumas coisas na culinária que não me convencem: a maioria dos queijos em alguns pratos e alguns legumes - favas, rabanetes, nabo, nabiça, feijão-verde) e gosto de saber fazer as coisas. Adoro cozinhar, mesmo as coisas mais simples. Quando morei no Porto, por exemplo, jantava quase sempre sozinha e isso nunca me impediu de parar para cozinhar para mim. E ainda agora, se tiver de jantar sozinha, cozinho mesmo assim: nem que seja inventar uma salada ou misturar ingredientes. 
E é precisamente quando estou sozinha em casa que gosto de aprender um pouco mais. Ultimamente, a companhia tem sido a Filipa Gomes, apresentadora da 2ª temporada do programa Prato do Dia, do canal 24Kitchen (canal 115 da Meo). Tenho os episódios a gravar e, sempre que estou sozinha (há menos distracções), lá vou eu ver os programas.
Gosto da forma simples, divertida, simpática, organizada com que apresenta as receitas. Acho-a um amor, adoro o estilo pin-up, a cozinha é um encanto. Gosto que o programa comece sempre na horta, onde escolhe as ervas aromáticas/legumes/frutas que vai utilizar nas receitas. Gosto da forma descontraída que utiliza para partilhar as dicas e o passo-a-passo de cada receita, quase como se estivéssemos ali com ela, do outro lado da "ilha". Gosto da diversidade de receitas que vai apresentando: desde pratos típicos portugueses à cozinha internacional. 
Curiosidade: a apresentadora não é Chef profissional. Tem 29 anos, começou a cozinhar apenas aos 24 e tem pena de não ter arriscado mais cedo. Chegou à TV através de um casting do canal 24Kitchen, do qual saiu vencedora.
E eu, apesar de adorar fazer doces, adoro conhecer receitas/truques de pratos salgados!

E vocês? Conhecem o programa?


Sem comentários:

Enviar um comentário