terça-feira, 28 de junho de 2016

Do Porto, com Amor

Hoje, e já com algum (muito, na verdade...) atraso, venho falar-vos sobre os dois dias passados no Porto.
Reservámos o primeiro fim-de-semana para matar saudades, por a conversa em dia e planear a semana em que iremos fazer o Caminho de Santiago.
A tarde de sábado começou pela baixa do Porto, na zona dos Clérigos, onde tivemos oportunidade de visitar algumas feiras de artesanato que havia na zona e beber uma coca-cola bem fresquinha (com gelo e limão, sempre!) na esplanada do Café Clérigos.  A zona do Passeio dos Clérigos estava com um ambiente muito giro: dj's, gente bonita, imensos turistas.  O Porto está cheio de vida!

Conversas sérias e importantes pedem doces...para sossegar a alma e o coração! E para isso, sugestão da Lila, fomos conhecer a Miss Pavlova.  Localizada no número 13 da Rua do Almada, encontramos o espaço que acolhe a Miss Pavlova. Chama-se Almada 13 e tem um conceito giríssimo - utensílios de cozinha, roupa, acessórios - com marcas que estão na moda: Mr. Boho, Caia, Paez, Mr. Wonderful, entre muitas outras. Ao fundo da sala, do lado direito, bem escondido, encontramos este paraíso.
Quanto às pavlovas, escolhemos as Bombas de Maltesers e de Oreo mas a Floresta Negra e a Exótica ficaram debaixo de olho....não escapam numa próxima visita! A acompanhar, uma limonada e uma boa conversa na esplanada...por lá estivemos até à hora do fecho. Vale a pena a visita: pelo espaço, pela decoração, pelas pavlovas, pela limonada...

Depois dos doces, e uma vez que a nossa reserva para o jantar estava agendada para as 22h, fomos andando pela baixa até que decidimos subir ao Miradouro da Vitória. Incrível! Vivi quatro anos no Porto,  estagiei um ano na Ribeira e nunca tinha lá ido. Como é que é possível!? A vista é soberba e, apesar de termos ido tarde, ainda apanhámos uma luz brutal. Lamentavelmente, estes espaços acabam por acolher algumas visitas menos desejáveis, sobretudo à noite, e, por esse motivo, a zona envolvente estava mais suja do que o expectável. Ainda assim, o Porto tem recantos incríveis e, a cada visita, fico com mais certeza disso! Há sempre coisas novas para descobrir.
Já no Miradouro da Vitória, descobri este texto que a Lua partilhou connosco. E nada fez mais sentido naquele momento. Nada poderia descrever melhor a fase que estou a viver. É tão isto...(...)"Acabamos por perder aquilo que não sabemos guardar. E tu perdeste-me, pensou"(...).
Descemos o Miradouro com a certeza renovada que, quando alguma porta se fecha, haverá outras por abrir...
E foi para a porta do TapaBento que nos dirigimos. Foi lá o nosso jantar.

Fotografia: Sapo Viagens

Antes de avançar, importa avisar que convém fazer reserva antecipadamente, uma vez que o espaço é concorrido e pequeno. As reservas fazem-se por turnos: às 20h ou às 22h.
Com uma localização privilegiada, em pleno centro histórico do Porto, mesmo ao lado da Estação de São Bento, o espaço é super acolhedor, a decoração bonita e cuidada (tradicional mas trendy) e o staff bastante simpático e atencioso. No TapaBento, tal como o nome indica, as Tapas são rainhas, confeccionadas com produtos frescos e regionais. Vamos às nossas escolhas?
Para entrada, optámos pelo Pão com Tomate e Alho (3,50€) [muito bom]. De seguida, pedimos três tapas diferentes: Portobellos bio salteados com alho e tomilho (8,50€) [não fiquei rendida - achei que estavam cortados de forma bastante grosseira e, por isso, sabiam muito pouco a alho e a tomilho]; Tomate assado com chèvre grazinado (10€) [pedido especial da Lila e, por não gostar nada de queijo chèvre, só provei e mantive a certeza que não gosto mesmo NADA de chèvre - alguém devia ter fotografado a minha cara...]; e, por fim, Tábua de Polvo à Galega que, por não haver polvo, substituímos por uma Tábua de enchidos mediterrâneos (14€) [enchidos de excelente qualidade]. A acompanhar, uma Sangria Branca.
Por fim, chegámos à sobremesa - doses grandes, perfeitas para partilhar: Brownie de Chocolate e Nozes (4,50€) e Espuma de Amendoim (5,50€). Se até aqui ainda não estava totalmente convencida...com as sobremesas as dúvidas dissiparam-se. Provavelmente, terão sido as melhores que provei nos últimos tempos. O brownie estava delicioso com pequenos pedaços de noz a dar-lhe textura, a calda de frutos vermelhos a contrastar e o gelado a dar-lhe frescura. Fabuloso! A Espuma de Amendoim....uma mousse de amendoim com pedaços de amendoim crocante e toffee no fundo...bem, passado um mês, ainda me faltam palavras para descrever! É uma combinação absolutamente perfeita.

O preço médio, por pessoa, é 20€.

TapaBento
Rua da Madeira, 222
Baixa, Porto

A noite terminou no Chez Maurice, na Praia da Aguda (Vila Nova de Gaia), a beber Mojitos e Namoradas do Mojito e a comer chouriço assado, já de madrugada.

O Domingo não teve direito a fotografias mas teve direito a uma manhã preguiçosa, a almoço leve e feito pela Lila com amor e a uma tarde, junto à praia, a planear e receber dicas sobre o Caminho de Santiago. Estes dias com elas fazem-me tão bem!