quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Diário| Sobre o fim-de-semana

O fim-de-semana começou com uma maratona na cozinha, na sexta-feira.
Dois bolos de aniversário, um deles para 60 pessoas, é sinónimo de noitada na cozinha. Resultado: das 17h às 2h da manhã a fazer os bolos que podem ver abaixo.
[Eu e a LaranjaLima* iniciamos recentemente um projecto de venda de bolos (e não só!), sobre o qual ela já contou tudo aqui.



Vão visitar: Pote d'El Rey


Sábado de manhã fui ao Porto almoçar com a Lila* e a LuaEscondida* (que como sabem também foram elementos do blogue Me7ade da Laranja).
É incrível que, apesar de estarmos juntas três ou quatro vezes por ano, parece que não há qualquer distância a separar-nos. É tão bom sentir que as amizades perduram mesmo com vários quilómetros a separar-nos. A conversa flui naturalmente, sabemos tudo o que vai acontecendo nas vidas de cada, há sempre cumplicidade, gargalhadas, comentários simultâneos. O que é certo é que, apesar não estarmos juntas sempre que queremos, falamos todos os dias. E é tão bom vir do Porto de coração ainda mais cheio.
Fomos conhecer alguns sítios giros dos quais a Lila* já nos tinha falado.
Começamos por tomar café no Clérigos.
De seguida, fomos almoçar à Sandeira do Porto. Fica na Baixa, mais concretamente na Rua dos Caldeireiros. Todas as sandes e saladas têm nomes inspirados na Invicta. "É uma pequena sala de cores quentes - da rua à cozinha vão poucos passos. O chão em paralelos cria a sensação de contínuo para a rua. "A ideia foi trazer a rua cá para dentro". Velhas portas de madeira (primorosamente lixadas e envernizadas) preenchem as paredes, com o desgaste do tempo a criar curiosos padrões." (Fugas)
Tem outra particularidade engraçada. Nas casas de banho é disponibilizado giz para quem entender deixar uma mensagem nas paredes. E a "cherry on top" é o facto de dona se ter inspirado na magnifica cidade de Barcelona e na gastronomia espanhola, fortemente marcada pelas sandes e bocadillos.
Depois de almoçar, vai sempre bem uma sobremesa! Fomos conhecer a Amorefrato e os seus deliciosos gelados artesanais. Neste espaço podemos também tomar um café e temos disponíveis vários serviços: pastelaria (com crepes, bolos à fatia, queijadas e cupcakes de aspecto tentador) e ainda refeições leves (com quiches e tartes salgadas).  O espaço é super giro, o atendimento muito simpático e a variedade de gelados (todos confeccionados pela gerente deste espaço) é bastante grande. Aconselho os que provei: Ferrero Rocher (hhhmmm...estou a salivar só de lembrar) e Maria Framboesa (Top!).
Depois do café e da sobremesa, fomos passear pelo porto. Ver espaços giros, lojas diferente, o Urban Market na Praça das Cardosas.
É bom viver no sítio onde vivo. Mas sabe igualmente bem, de vez em quando, sentir o pulso das grandes cidades.




4 comentários:

  1. Gostei tanto deste relato do teu fim-de-semana. Fiquei com ainda mais vontade de passar um fim-de-semana inteirinho no Porto!

    E quanto aos bolos... custou, foi uma tarde/noite muito trabalhosa, mas valeu a pena! Ficaram lindos e os clientes super satisfeitos. E 9h na nossa cozinha improvisada (um grande 'LOL'), contigo, passam a correr :)

    ResponderEliminar
  2. Só amiguinhas fofinhas que tu tens ;)
    Foi tãooooo giro!!! Quero mais ;(

    ResponderEliminar