segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Desafio #doslivrosparaamesa 1 - Quadradinhos de batatas com sal aromático de alecrim* com molho Aioli



Tal como prometido, aqui está o primeiro post do desafio culinário, #doslivrosparaamesa, que propus a mim mesma e que tiveram oportunidade de conhecer aqui.
Este fim-de-semana foi tudo, menos de descanso e tempo livre. O meu afilhado fez hoje 3 anos e fiquei encarregue de fazer o bolo (da Patrulha Pata, a loucura dos miúdos!) e cupcakes, o que me ocupou uma grande parte do dia e noite de ontem. 
Assim, a primeira receita não podia ser nada demasiado elaborado e trabalhoso. Como não posso saltar refeições, apesar do pouco tempo que possa ter, lembrei-me de fazer um acompanhamento. Tinha tirado uns bifes para o jantar (porque tinha de ser qualquer coisa rápida e que não me prendesse ainda mais tempo na cozinha) e, dessa forma, consegui dar alguma graça a uma refeição que tinha tudo para ser do mais básico que há.
O livro escolhido para esta semana (e que aposto que verão mais vezes por aqui) foi o Brunch, de Cláudia Villax. Desde que o comprei que não sai da minha cozinha e, por isso, tinha de ser o primeiro deste desafio. Tem receitas óptimas para um brunch super completo, mas que podem ser adaptadas e aplicadas noutras refeições.
A receita escolhida foi "Quadradinhos de batatas com sal aromático de alecrim"com molho Aioli, no entanto fiz algumas alterações. Aquele que podia ter sido um jantar básico, tornou-se numa refeição muito interessante, tendo em conta todos elogios que lhe foram feitos! Se estava na dúvida se seria a receita ideal para começar, foram dissipadas logo na primeira garfada! :)





Fácil | 4 pessoas | Adaptação da receita original

Ingredientes:
Batatas (quantidade "a olho")
1 cebola média
2 hastes de tomilho fresco (em vez de alecrim)
Azeite
Alho
Sal grosso
Pimenta
Pimentão doce

Sal Aromático:
Num processador de alimento, colocar o sal e as ervas aromáticas. Misturar bem e reservar.

Batatas:
Descascar e cortar as batatas em cubos pequeninos (1cm). Levar a cozer em água com sal durante 8 minutos (não deixar cozer demasiado para não se desfazerem!). Escorrer e deixar arrefecer.
Numa frigideira grande, colocar o azeite, a cebola cortada em rodelas finas e o alho. Deixar alourar. Retirar e reservar a cebola. Na mesma frigideira, colocar os quadradinhos de batata e ir salteando. Juntar um pouquinho de pimentão doce (a gosto). Assim que estiverem douradas, adicionar a cebola, envolvendo bem. Retirar e colocar em papel de cozinha absorvente.
Colocar numa taça e temperar com o sal aromático.

Molho Aioli:
Juntar alho esmagado a uma porção de maionese que considerem suficiente.









Mais sobre o Livro:
Mais de 150 receitas simples e deliciosas, que convidam os leitores a aventurar-se na cozinha e a tornar os seus fins-de-semana em dias ainda mais especiais, descomplicado e juntando o pequeno com o almoço, num BrunchDos batidos às sanduíches, sumos e saladas, a sugestões mais elaboradas, são sempre propostas fáceis, até para os menos experientes nas lides culinárias.
Combinando o seu estilo descontraído e a qualidade dos produtos frescos e da estação, ao fazer em casa o que tanto gosta, como demonstrou no seu primeiro livro, Da Horta para a Mesa – Boa Comida, Boa Vida, Cláudia Villax associa-se agora à filha Sara de Lemos Macedo para oferecer a melhor seleção de receitas para brunchs perfeitos e bem recheados.




3 comentários:

  1. Olá Vanessa
    Adorei o desafio e fico super contente do livro Brunch ter siod o primeiro ;)
    Venham mais desafios
    Beijinhos
    Claudia Villax

    ResponderEliminar
  2. Olá Cláudia,
    Obrigada pelo feedback e parabéns pelo livro! É realmente muito bom! :)
    Beijinho,
    Vanessa

    ResponderEliminar
  3. Ai que maravilha... Fiquei aqui a babar!!

    ResponderEliminar