segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Desafio #doslivrosparaamesa 2 - Ovos no forno com presunto





O almoço de aniversário do meu irmão foi o pretexto ideal para a receita desta semana. Se na semana passada optei por um acompanhamento, desta vez a escolha foi uma entrada. Procurei em vários livros e revistas e acabei por escolher a revista Teleculinária, uma edição especial de Petiscos (Para fãs de futebol). A revista está cheia de óptimas sugestões, da primeira à última página. Para petiscar enquanto se assiste a jogos de futebol ou para qualquer outro tipo de refeição.
Assim, a receita escolhida foi "Ovos no forno com presunto". Ficaram muito bons! A repetir, numa outra oportunidade.






Fácil | 8 pessoas | Adaptada
Ingredientes:
8 ovos
120g de presunto aos cubinhos
Azeitonas descaroçadas
1/2 cebola picada
Azeite q.b.
1 ramo de salsa
Queijo ralado
(A receita original leva sal mas, como o recheio era de presunto, optei por não utilizar e fiz bem. O presunto já lhe dá o sal suficiente!)


Pré-aquecer o forno a 200º.
Cozer os ovos em água temperada com sal; depois escorrer, passa-los por água fria e descascar com cuidado. Cortar, cuidadosamente, os ovos ao meio; retirar a gema, mantendo as metades das gemas inteiras.
Picar as gemas, as azeitonas e a salsa, envolver e reservar.
Descascar e picar a cebola, colocar numa frigideira e deixar refogar. Juntar o presunto e deixar cozinhar até estar estalado. Retirar do lume e juntar ao preparado das gemas.
Rechear as metades das claras com a mistura, dispor num tabuleiro, polvilhar com queijo ralado e levar ao forno para gratinar. 





Sem comentários:

Enviar um comentário