quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Desafio #doslivrosparaamesa 4 - Creme Mascarpone com framboesas e café*



Hoje partilho com vocês mais uma receita do desafio #doslivrosparaamesa. Para compensar o fim-de-semana que estive no Gerês e não partilhei receita, esta semana houve dose dupla.
Mais uma vez trago um doce (a contribuir para a engorda geral!) mas, de facto, apesar de gostar muito de cozinhar, doces são o que mais gosto de fazer. Prometo que tentarei variar mais o tipo de receita! :) A receita desta semana saltou directamente do livro de culinária da Cristina Ferreira "Deliciosa Cristina" para os vossos ecrãs. 
No próximo domingo, dia 7, não haverá publicação de receita como habitualmente porque vai ser um fim-de-semana de loucos, com feira de doçaria (se forem do norte - e se não forem também - não deixem de visitar Caminha estes dias!) e aniversário carnavalesco da minha Lila à mistura mas tentarei publicar ao longo da semana que vem. 





Fácil | 5 pessoas 

100g de framboesas frescas (usei morangos)
200g de mascarpone (usei philadelphia)
10 colheres de sopa de bolacha maria (na receita original usa-se a bolacha inteira..eu optei por usar moída)
1 chávena de café expresso frio
1 limão
3 gemas
50g de açúcar
50g de chocolate em barra
Açúcar colorido (usei açúcar e corante alimentar cor de rosa)
(Nota: uma vez que o creme ficou demasiado líquido, adicionei um pacote de natas previamente batidas e 2 folhas de gelatina neutra)



Retirar a raspa ao limão. Numa tigela, juntar o mascarpone, o açúcar, a raspa do limão e as gemas. Bater durante 10 minutos, até obter um creme espesso. (Uma vez que o meu não espessou o suficiente, juntei um pacote de natas e envolvi delicadamente no preparado. Hidratei 2 folhas de gelatina em água - cerca de 10min. -, escorri e levei ao micro-ondas aproximadamente 5seg e acrescentei.)
Cortar o limão ao meio. Por o açúcar colorido num prato e passar pelo limão os bordos dos copos onde vai servir o doce, mergulhando-os de seguida no açúcar colorido.
Mergulhar as bolachas no café frio. Uma vez que usei a bolacha moída, coloquei a bolacha no fundo dos copos e, de seguida, um pouco de café em cada um. Adicionar uma colher  generosa de creme e, sobre ele, algumas framboesas (eu usei morangos).
Cubrir com mais uma colher de creme e decorar com raspas de chocolate. Acrescentei folhas de hortelã do meu jardim (aka vaso da varanda). Repetir o processo em todos os copos e deixar no frigorifico até servir.




Aproveito o momento para vos perguntar se estão a gostar do desafio ou se mais vale estar sossegada e não me matar a pesquisar receitas para partilhar aqui. Quero saber a vossa opinião!



Vai uma colherada!? :)



*receita adaptada

Sem comentários:

Enviar um comentário