segunda-feira, 11 de abril de 2016

Desafio #doslivrosparaamesa 7 - Bolo de limão e amêndoa com sementes de papoila*





Esta semana trago-vos a receita do Bolo de Limão e Amêndoa com Sementes de Papoila do Jamie Olivier. É um bolo com uma textura diferente da habitual por causa da farinha de amêndoa e que eu gosto imenso. Tem um sabor intenso a limão e, se não é o vosso sabor preferido, reduzam um pouco às quantidades de sumo de limão. Em relação às sementes de papoila, já é relativamente fácil encontrar em qualquer supermercado. Decidi fazer o bolo à meia-noite de sábado e como não tinha sementes de papoila em casa, optei por usar sementes de chia (em pouca quantidade!).
Vamos à receita?




Fácil | Serve 10-12 pessoas

Massa:
115g de manteiga sem sal
115 de açúcar
4 ovos
180g de amêndoas trituradas
30g de sementes de papoila (usei uma colher de sobremesa - mal cheia - de sementes de chia)
2 limões
125g de farinha com fermento

Calda:
100g de açúcar
90ml de sumo de limão

Cobertura:
225g de açúcar em pó (usei bastante menos)
1 limão


Massa| Comece por aquecer o forno a 180º. Antes de começar é importante: forrar uma forma (usei de bolo inglês) com papel vegetal untado com manteiga;  tirar a raspa dos limões e espremer o sumo. Reservar.
Colocar a manteiga (deve estar à temperatura ambiente, caso contrário, amolecer ligeiramente no micro-ondas) numa tigela grande, juntamente com o açúcar e bater com a batedeira elétrica até obter  um creme.
De seguida juntar os ovos separadamente, batendo bem entre cada adição. Deitar as amêndoas trituradas, as sementes de papoila, a raspa e o sumo do limão e a farinha, misturando tudo até obter uma massa homogénea. Verter a massa para a forma e levar ao forno durante cerca de 40 minutos (faça o teste do palito). Assim que estiver cozido, retirar do forno, deixar arrefecer e desenformar.

Calda| Aquecer o sumo de limão com o açúcar num tachinho até que o açúcar ficar totalmente dissolvido. Com um palito, fazer furinhos no topo do bolo e verter a calda por cima.

Cobertura| Misturar o açúcar em pó com a raspa e o sumo do limão (convém ficar com uma consistência pastosa). Deitar a cobertura no bolo e, com a ajuda de uma espátula, espalhar a cobertura.


Está pronto a servir!



Sem comentários:

Enviar um comentário