terça-feira, 17 de maio de 2016

Desafio #doslivrosparaamesa 8 - Bacalhau com broa



Chegou o momento de retomar os posts! Depois de uns tempos mais conturbados, é chegada a hora de levantar a cabeça e seguir em frente. 
E para recomeçar porque não uma receita!? Este prato já foi feito há algumas semanas e as fotografias estavam perdidas pelo computador, à espera de dias melhores. Hoje trago-vos uma receita de Bacalhau com Broa, do livro "Feito em Casa", da Joana Roque. A verdade é esta: adoro bacalhau, cozinhado das 1001 maneiras possíveis. E desenganem-se se acham que é uma receita mega difícil de fazer. Pelo contrário. É bastante fácil e num instante têm uma bela refeição para servir.
Posso garantir-vos que estava divinal!

Querem a receita?
Aqui vai:




Fácil | 4 pessoas

500g de bacalhau desfiado previamente demolhado
2 cebolas grandes
6 batatas médias
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 folha de louro
Pimento vermelho a gosto
Sal e pimenta
Miolo de broa q.b.


Corte a cebola em rodelas finas e leve-as a alourar em azeite juntamente com o alho picado, o pimento e a folha de louro.
Quando a cebola começar a querer alourar, junte o bacalhau escorrido e deixe cozinhar 15 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com pimenta e sal, se necessário.
Entretanto descasque as batatas e corte-as em rodelas.
Leve-as a fritar em óleo quente, sem as deixar ficar demasiadamente louras. Escorra-as em papel absorvente.
Comece então a montar a travessa: coloque na base de um prato de servir que possa ir ao forno as batatas fritas cobrindo todo o fundo. Por cima coloque a cebolada do bacalhau e cubra tudo com uma boa camada de miolo de broa esfarelado. Regue com um fio de azeite e leve a forno quente (200ºC) até a camada da broa estar lourinha.


Bom apetite! :)



#doslivrosparaamesa

O Desafio #doslivrosparaamesa tinha data de fim prevista para o dia 30 de abril. Nem sempre consegui publicar receitas com a regularidade desejada mas, por vezes, a vida profissional e pessoal acaba por nos absorver. Temos sempre de cozinhar mas nem sempre há tempo para as fotografias ou para fazer um post ou mesmo para pesquisar receitas. No entanto, o Desafio não vai terminar! Continuarei a publicar as receitas que vou testando mas desta vez não me vou comprometer com os dias em que os posts serão publicados. Vamos ao sabor do vento! Mas posso prometer que sempre  que encontrar uma receita absolutamente imperdível venho partilha-la convosco. 

2 comentários: